Dúvidas Frequentes

Quem fará a limpeza das carteiras, mesas e bancadas?

Alunos, docentes e técnicos são co-responsáveis pela higienização das superfícies. Assim, cada um deve fazer a limpeza de sua carteira, mesa ou bancada de trabalho, utilizando papel toalha e álcool.

É de responsabilidade dos servidores, discentes e prestadores de serviço realizar, ao início da sua jornada laboral, a desinfecção de sua bancada de trabalho, terminal de vídeo, teclado, mouse, telefone, aparelho celular e demais equipamentos utilizados com frequência ao longo do período. Essa desinfecção deve ser feita com álcool/mistura saneante (normas da Anvisa) e papel toalha;

Como proceder quando alguém não estiver usando a máscara de proteção?

O uso de máscara é um item obrigatório como apresentado no Protocolo de Biossegurança UFJ - Versão 1.1 - Março 2022, disponível em retomada.ufj.edu.br/normativas.


Pode-se colocar no plano de ensino a obrigatoriedade do uso de máscara N95/PFF2?

Conforme o Protocolo de Biossegurança UFJ - Versão 1.1 - Março 2022, disponível em retomada.ufj.edu.br/normativas, em seu item 6.2.1, “O uso de máscaras (tripla camada de tecido, cirúrgica ou N95) é obrigatório durante todo o tempo de permanência na instituição”

Quando devo usar a máscara PFF2/N95?

Preferencialmente utilizar essa máscara quando for profissional da saúde em atividades práticas presenciais, quando em ambiente fechado com muitas pessoas (seguindo a capacidade máxima orientada para cada ambiente na Universidade) quando estiver com algum sintoma gripal, já tendo descartada a contaminação por COVID-19, evitando o uso de máscaras de outros materiais.

Como solicitar material de higiene e limpeza?

Clique para seguir as orientações de como realizar solicitações de materiais à Diretoria de Logística (DLOG), conforme ofício SEI encaminhado em 27 de outubro de 2021 (processo SEI 23070.057762/2021-92).


Como proceder em ambientes que é necessário manter o ar condicionado ligado, como laboratórios, salas onde as janelas não possibilitam ventilação adequada?

Se possível manter a porta aberta, para que haja a circulação de ar no ambiente, mesmo com equipamento de ventilação ligado.

Haverá lixeiras específicas para descarte de máscaras?

Não, elas devem ser descartadas nas lixeiras dos banheiros, lixo comum.

Como proceder quando houver necessidade de compartilhamento de EPIs, como óculos de proteção, máscara de solda e similares?

Quando não houver a possibilidade de se ter esses EPIs para cada aluno/servidor, deve-se fazer a higienização com água e sabão e ser procedida a desinfecção com álcool a 70% ou a descontaminação com produto adequado.

Como fazer para solicitar EPIs - máscara, face shield etc – para servidores?

A unidade acadêmica solicitante deve encaminhar um ofício via SEI para DASS descrevendo qual EPI está necessitando, a quantidade e motivo de uso. Informamos que devido à otimização do recurso financeiro, não será permitida a realização de estocagem ampla.

Como fazer para solicitar EPI para discente de baixa renda?

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFJ) lançou o Edital Auxílio EPI para contemplar esse grupo de estudantes. O edital está disponível pelo link:

https://ccom.jatai.ufg.br/n/152737-edital-n-03-2022-prae-ufj-auxilio-epi-equipamento-de-protecao-individual

Quando devo fazer o isolamento e por quanto tempo?

Em caso de suspeita ou confirmação de contaminação de Covid-19, os membros da comunidade universitária devem seguir estritamente o fluxograma disponibilizado em: retomada.ufj.edu.br/notificacao-de-casos-suspeitos

Consigo fazer a testagem de COVID-19 na UFJ?

A UFJ não dispõe de laboratório específico para a testagem de servidores e estudantes. Apesar disso, a PROPESSOAS tem realizado dias específicos para testagem ampla realizada no Campus Riachuelo obedecendo a todas as normas de biossegurança.


Para casos sintomáticos, a Secretaria Municipal de saúde de Jataí informa que a Comunidade Acadêmica pode procurar atendimento na UBS Vila Sofia (Av. Miguel Gonçalves da Silva, 847 - Vila Sofia - Jataí-GO / 64 3636-2745)